Histórias para ouvir com atenção

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lanche saudável no JI de Cova da Serpe

Olá pequenada !
Os meninos do JI de Cova da Serpe também comemoraram com degustação e aprendizagem o Dia da Alimentação.
Vejamos como foi:

As vivências da semana da alimentação culminaram com a realização de um lanche muito especial. O lema é “Comer bem, viver melhor!” e foi isso mesmo que promoveram os meninos e as meninas do jardim de infância da Cova da Serpe com a realização de um lanche muito saudável.

Depois de conversarem bastante sobre a importância de fazer uma alimentação saudável, isto é, completa, equilibrada e variada através da exploração da “Roda dos Alimentos”, selecionaram , com a ajuda da Lúcia, um conjunto de alimentos que lhes pareceram adequados à situação.

O primeiro passo foi preparar os alimentos: lavar; descascar, partir e empratar, passos muito importantes, que devem estar presentes na preparação e confeção dos alimentos. Fizeram sumo natural de laranja e ralaram cenoura.

O passo seguint e foi organizar os alimentos na mesa por grupos, de acordo com a nova “Roda dos Alimentos”: laticínios (leite e derivados); cereais e derivados; produtos hortícolas; fruta; carne e gorduras (poucas).

O menu variado e aliciante dificultou um bocadinho a escolha:

Leite simples

Leite com chocolate

Iogurte líquido

Queijos (fresco e flamengo)

Manteiga

Legumes (alface, tomate e cenoura ralada)

Frutos da época (maçã, pêra, kiwi, maracujá e laranja)

Compota

Sumo natural de laranja

Pão branco e pão integral

Bolachas de arroz

Flocos de milho

O lanche foi organizado de modo a que cada criança pudesse fazer as suas escolhas, servindo-se dos seus alimentos preferidos e/ou dos que mais curiosidade lhes suscitassem, por não fazerem parte dos seus hábitos alimentares diários. Ainda que com algumas hesitações as crianças lá foram fazendo as suas escolhas e apreciando o sabor de cada alimento, num clima alegre e descontraído.

No final todas as crianças foram congratuladas com uma merecida medalha de mérito.

"Coma bem, viva melhor!"