Histórias para ouvir com atenção

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Fico feliz quando ajudo









Os meninos do JI de Regateiros, também, aderiram à iniciativa solidária do Dia Nacional do Pijama, promovida pela Associação Mundos de Vida. Durante uma semana envolveram-se em várias actividades abarcando as diversas áreas dos conteúdos programáticos:
 Os momentos de leitura foram privilegiados com destaque para obras: A minha família é Linda, Todos de Pijama, Noite e Dia e Papá, por favor apanha-me a Lua. A leitura foi pretexto para a reflexão e descoberta, ficaram a saber que todas as crianças têm direito a crescer numa família e que a lua tendo a forma de uma bola de futebol, nem sempre a vimos assim quando olhamos para o céu. À noite quando está iluminada pelo Sol, umas vezes observamo-la sob a forma de um círculo, outras vezes como a letra da Carolina (c) e outras vezes como a letra do Diogo (D). A leitura foi ainda complementada com actividades de expressão gráfica e plástica, que integraram a representação d a família e a execução do móbile do dia e do móbile da noite, com muitos sóis e muitas luas a brilhar no firmamento da imaginação da pequenada.
 O “O meu pijama tem superpoderes”, foi outra iniciativa implementada ao longo da semana, cada criança idealizou o seu pijama especial, através de um trabalho de expressão plástica;
A vertente solidária desta iniciativa não foi esquecida estando associada á atividade “Fico feliz quando ajudo…”todas crianças levaram a sua casinha, enviada pela Associação Mundos de Vida e recolheram junto dos seus familiares donativos para ajudar as crianças que não têm família. Finalmente as crianças identificaram situações em que gostam de ajudar os outros e fizeram o respetivo registo gráfico.
O Dia do Pijama foi vivido como muita intensidade, todos vestiram os seus pijamas e trouxeram os seus peluches, companheiros de sono. O dia começou com a entrega das caixinhas dos donativos. A indumentária especial, suscitou a curiosidade de todos, não imaginando que um simples pijama pudesse ser tão bonito e atractivo. Houve ainda lugar para dois jogos: um jogo motor, com os seus peluches, acompanhado com música e um jogo de expressão corporal. Em suma, uma semana que culminou num dia repleto de diversão, criatividade e solidariedade
De salientar a colaboração que os pais tiveram nesta iniciativa, que permitiu ao Jardim-de-infância angariar uma oferta coletiva bastante significativa. De realçar, também  o aspeto pedagógico da iniciativa e  a mensagem transmitida às crianças, que somos mais felizes quando ajudamos os outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário