Histórias para ouvir com atenção

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bibliotecas de mâos dadas

Olá, Pequenada!
 No dia 23 de maio, foi a vez  dos  meninos do JI de Regateiro acompanhados com os colegas do 1º ano da EB1 de Castanheiro, conhecerem a BE-A, uma iniciativa integrada no projeto Bibliotecas de mãos dadas, realizado em articulação com a Biblioteca Municipal da Figueira da Foz
E são os próprios  visitantes, os meninos do JI de Regateiros que vos vão contar como tudo se passou.
A professora Natércia, em resposta ao agrado dos meninos, só quer dizer que , gosta deles como daqui até à lua...

terça-feira, 21 de maio de 2013

Dia Mundial da Família


 Olá Pequenada !

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio.
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU que proclamou o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família.
A celebração do dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar:
-A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
-Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
-Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta;
-Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.
O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.

http://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-familia/[acedido em 21-5-2013]

 
Os meninos do JI de  Santana  comemoraram a  data. Foi mais um pretexto para unir a família e em conjunto realizarem algumas atividades. A sugestão foi fazer a galeria de família, uma espécie de árvore genealógica.  Todas as famílias aderiram à proposta e com muita imaginação e criatividade, com recurso a técnicas e materiais diversificados, realizaram os quadros de família , dignos de  exposição em qualquer galeria de  arte, para    foram expostos na sala de aula do jardim de Infância, onde todos os puderam apreciar . E muitos foram os  elogios recebidos pelos artistas.
 



segunda-feira, 20 de maio de 2013

Visita à exposição de trabalhos alusivos ao 25 de abril

Olá, Pequenada !
Os meninos do JI de Ferreira- a- Nova, Ribas e Santana foram convidados pela  Biblioteca Municipal da Figueira da Foz para visitarem a exposição  alusiva aos  trabalhos sobre os símbolos da Revolução de 25 de abril d 1974, na qual participaram , juntamente com os colegas do JI de Cova da  Serpe, Tromelgo, Maiorca e Regateiros. A  viagem de autocarro foi divertida, a hora do conto foi agradável e o contacto com os trabalhos realizados deixou todos orgulhosos e envaidecidos.


domingo, 12 de maio de 2013

Dia da Espiga no JI de Maiorca


As imagens confirmam tudo...

Dia da Espiga

Olá , Pequenada!
A BE-A sabe que muitos de vós foram, no dia 9, quinta feira da Ascenção, ao campo colher a espiga, uma  tradição muito antiga que tem como objetivo saudar a Natureza e, através das flores que constituem o ramo, pedir desejos para o ano inteiro.
Os meninos do JI de Maiorca também cumpriram a tradição e tiveram um dia repleto de animação e aprendizagem a começar pela visita que fizeram à Horta Pedagógica de Tavarede. A manhã não podia ter corrido melhor: a viagem de autocarro, a história que ouviram, a visita à horta, a plantação da couve roxa  e para rematar , não podia ter sido melhor a oferta de um saboroso morango biológico, criado sem produtos químicos, oferecido pelo senhor Jorge e hortelão mestre.
Uma visita a repetir!


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dia da Mãe

 Olá, Pequenada !
 Os meninos do JI de Cova da Serpe  Comemoraram o Dia da Mãe - 5 de maio.
Ofereceram uma prenda  muito original, um postal  disfarçado de livrinho, onde incluíram uma receita muito doce e um desejo para  realizarem com a mãe.
 Aposto que  já estão curiosos para saber  como foi a prenda ?
 Cá vai, é muito bonita não é ?

O desejo do  David

Coisas que gosto de fazer com a mamã…
Gosto de…
brincar com a mãe quando ela fica em casa à terça-feira. Nos outros dias ela está a trabalhar. Gosto quando a mãe me compra coisas que eu peço mas primeiro ela tem de saber o preço. Se é caro não pode comprar. Também gostava que a mãe me contasse histórias quando vou dormir!

A receita de todos 

 
Doce de Mãe
Receita

Ingredientes:
      Amor infinito…;
      Uma boa quantidade de ternura;
       Lágrimas Q. B.;
     Caricias;
  Abraços a gosto;    
 Tolerância em quantidade moderada;
  Mil beijinhos.





quinta-feira, 2 de maio de 2013

Exposição de Trabalhos Escolares

Olá, Pequenada!
Integrado nas comemorações da revolução de abril a Biblioteca Municipal da Figueira da  Foz  desafiou  a imaginação dos alunos dos Jardins de Infância , através da BE-A, a produziram trabalhos diversos com o cravo vermelho, símbolo de abril, para integrarem uma exposição comemorativa da revolução. A criatividade  falou mais alto e os meninos dos Jardins de Infância de: Maiorca, Santana,  Ferreira-a-Nova, Ribas, Tromelgo, Regateiros e  Cova da Serpe quiseram  participar, pois, imaginação é  coisa que não lhes falta, como não me canso de repetir, e assim, surgiram  trabalhos  muito originais e diversificados , onde não faltou o Portugal  colorido com as flores da liberdade e da democracia,  (JI de Ferreira-a-Nova) , os cuidados   a ter com a preservação da democracia (JI de Ribas),   a força da liberdade (JI de Maiorca), As flores que  desabrocharam em abril (JI de Santana , de  Regateiros e de Tromelgo)  e a luta pela  conquista e vitória da liberdade (JI de Cova da Serpe).
 As obras  integraram posteriormente uma exposição , que decorreu  durante o mês de maio na  Biblioteca Municipal.  Pelos trabalhos realizados , todos os participantes estão de parabéns, deixando muito bem representado e orgulhoso todo o nosso Agrupamento  e a BE-A  com um sorriso de orelha a orelha.
 


Concurso de Marcadores de Livros


Olá, Pequenada!

A BE-A comemorou o Dia Internacional do Livro- 23 de abril, dinamizando várias atividades, entre elas, a promoção da leitura e do livro e um concurso de marcadores de livros, aberto  a todos os níveis de ensino.
Os meninos do JI participaram,  e outra coisa não seria de  esperar, já que têm imaginar para dar, trocar, vender e emprestar... e os trabalhos a concurso são a prova que  confirma o que digo. Todos os trabalhos  participantes integraram uma exposição organizada pela  BE-A.
Agora só resta esperar  que o júri selecione o vencedor e não vai ter  a tarefa  facilitada  porque todos os trabalhos merecem ganhar!
Procurem nas imagens  onde estão os vossos trabalhos .

Bibliotecas de mãos dadas

Olá, Pequenada!
Os meninos do JI de Tromelgo  já vieram à BE-A, no dia 19 de abril.
A primeira parte da manhã foi passada na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz e  terminou na BE-A.

Os visitantes  foram  surpreendidos com uma peça  de fruta que integraram no pequeno almoço, reforçando com esta prática os hábitos de alimentação saudável.
Seguiu-se  a hora  do conto que, apesar da participação de uma  bruxa e de uma fada não conseguiram enfeitiçar  esticar o tempo que parecia estar  com demasiada pressa. Deixando as crianças mortinhas de curiosidade em saber  como acabava a história, pois apenas uma pontinha  foi levantada. Pretexto para uma segunda visita, com um convite muito simpático da pequenada, desta vez nas suas instalações e com eles como anfitriões.
Para as despedidas e para lembrar a passagem pela BE-A os alunos foram presenteados com um original marcador de livros, que agradou a todos. A lembrar também os cuidados a ter com os livros, numa alusão ao Dia  Internacional do Livro Infantil , que  também foi objeto de reflexão e discussão durante a sua permanência na biblioteca