Histórias para ouvir com atenção

sexta-feira, 7 de março de 2014

Istó é que é saber rentabilizar e aprender com os projetos

Olá, Pequenada!
Os vossos colegas do JI de Cova da Serpe, acabaram agora  um projeto que lhes deu muito gozo e também muitos ensinamentos. Ficaram tão entusiasmados e orgulhosos com o que fizeram que quer partilhar  com os restantes colegas. Vamos ver o que fizeram.



«A brincar e a aprender
A “brincar e a aprender” é o que têm andado a fazer os meninos do JI de Cova da Serpe com o desenvolvimento de um mini projeto sobre as profissões. Este mini projeto permitiu alargar os seus conhecimentos sobre diversas profissões, reconhecer a sua importância e valorizar o trabalho de cada profissional (cidadania).




Aprenderam que a profissão da mãe da Matilde não é “campizasmem” mas que é rececionista do parque de campismo; que o corredor de bicicleta não é o “biciclista” mas ciclista, que o artista plástico que pinta quadros não é “doutor da pintura” mas pintor, que o vendedor de carne não é o “carneiro nem o carniceiro” mas açougueiro e muito mais… Aprenderam sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos diferentes profissionais, a importância do trabalho em equipa e sobre as profissões dos pais.
Contámos com a colaboração de um pai que veio ao jardim de infância falar da sua profissão “engenheiro civil diretor de obras” 




e de dois elementos da Corporação dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, que nos explicaram: o que fazem; onde trabalham e que instrumentos utilizam no exercício da sua profissão. Também nos ensinaram algumas regras de segurança no trabalho nomeadamente, utilização de equipamentos de segurança individual e coletiva.







Aprendemos muita coisa... e no final oferecemos aos nossos convidados especiais um Certificado de participação, simbolizando assim, o nosso agradecimento pela sua disponibilidade, simpatia e partilha dos seus saberes!


Ouvimos histórias; aprendemos poemas, lengalengas e canções, fizemos jogos, dramatizações temáticas e divertidíssimos trabalhos de expressão plástica com especial destaque, para o nosso “Quartel de Bombeiros” elaborado a partir de um caixote de papelão e outros materiais de desperdício e para as nossas máscaras das profissões. Um agradecimento também para os papás e mamãs pelo empenho e brio com que prepararam as nossas fantasias de carnaval. Como poderão ver, vai ser tudo a rigor.






Sem comentários:

Enviar um comentário