Histórias para ouvir com atenção

domingo, 30 de março de 2014

Sapatos, sapatinhos e sapatões

 Olá, Pequenada!
Os colegas do JI da Cova da Serpe têm novidades.
Na sequência da ida  à Biblioteca Municipal da Figueira da Foz para verem a exposição "Caminhe Connosco", acompanhados pelos  colegas da EB2/3 Pintor Mário Augusto, surgiu o desafio "E se nós também decorássemos os  nossos sapatos?" Desafio aceite que tal fazermos também uma exposição ? Como não há duas  sem três , alguém teve a ideia de irmos s fazer a exposição às Alhadas e  aproveitávamos para visitar a BE-A e  dinamizarmos uma hora do conto "O sapato das histórias"?
E das propostas passou-se à concretização e lá foram eles ...
O que não estavam à espera é de serem recebidos pelos colegas grandes do 8º G que foram os perfeitos anfitriões da visita.






Como  bons anfitriões levaram os convidados a conhecer a escola e os vários serviços.

 Gostaram do que  viram : do bar «…”onde” os meninos compram coisas para comer ao lanche e os professores bebem café…»; do refeitório “grande” «”onde” almoçam os meninos das Alhadas…»; da papelaria «”onde” compram papel, lápis, canetas…» ; da biblioteca «”onde” há muitos livros para “ler”… e “onde” a Natércia conta histórias na parede…») e da secretaria «“onde” os meninos vão buscar os cartões para comprar o almoço…». A Matilde viu o ginásio ao longe «onde os meninos fazem ginástica, quando está a chover…» e alguns meninos viram o jardim pequenino. O Afonso gostou da máquina (quiosque), «onde» os meninos compram o almoço com um cartão, veem o que é o almoço (ementa) e o dinheiro que têm… e claro, como é muito curioso, quis saber como é que os meninos poem o dinheiro no cartão. 
Depois chegou a vez de mostrarem os  sapatos que fizeram com  a ajuda do pai e da mãe, da mãe ou da avó. Que lindos e imaginativos que estavam! Vimos  o sapato borboleta, o sapato  bailarina, o sapato da praia, o da primavera,  o sapato de festa, o sapato do Homem  Aranha, o saapto veloz, o sapato amigo do Ambiente, o sapato risonho  e o sapato de todos. Todos foram avaliados com a nota máxima e todos ganharam o primeiro prémio . Os seus autores estão de PARABÉNS.

Depois seguimos umas pégadas e fomos encontrando sapatos para todas as estações, para cada ocasião, sapatos de  desporto, sapatos  que só gostam de estar em casa, sapatos de trabalho, o sapato turista que veio da Holanda pasaar  as férias a Portugal e até cruzamos com a Tina Patina o sapato  mais velos de todos e no fim da caminhada  ainda fomos barrados pela bota da tropa/polícia  que estava a li para cuidar da segurança, mas  quando viu que íamos em paz  lá nos deixou chegar à BE-A, onde encontrámos a  DªAldina que, no verão, gosta mais de andar descalça e não foi esquecida a ferradura, o "sapato" dos animais de tração.


 Finalmente na biblioteca....
Ainda vimos mais sapatos, sapatinhos e sobretudo SAPATÕES e uma grande  mala de viagem que  já correu mundo e que tinha sapatos dos lugares por onde passou, tinha sapatos de Marrocos e da Lapónia, da terra do Pai natal, feitos com pele de rena.


Depois foi o momento da história. Em destaque estiveram os  "Gatos Janotas" que por serem tão  vaidosos foram ao sapateiro, chapeleiro e costureira, pedir botas, chapéus e gravatas.



E no fim acabaram numa grande festa.... com muita dança  e muita música.
 O tempo foi curto, ainda ficaram  histórias por contar, já prometidas para uma próxima visita.
O autocarro já estava a apitar, mas ainda houve tempo para saborearem um moranguito, antes do almoço que  já estava à sua espera.


 OBRIGADA POR TEREM VINDO.
 ATÉ À PRÓXIMA!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário