Histórias para ouvir com atenção

quarta-feira, 25 de junho de 2014

A BE-A foi ao JI de Ribas

Olá, Pequenada !
Hoje a BE-A foi visitar os meninos e meninas do JI de Ribas, mas não foi sozinha, convidou uma pessoa especial, que  já vos digo quem é.  Esperem um bocadinho.... não sejam curiosos....
 Depois de uma animada e interessante conversa, onde se falou de tudo: desde gostar de ficar na caminha... tomar um pequeno almoço saudável para dar muita energia ao cérebro, para ter a força necessária para ajudar o seu "dono"(a) a aprender muitas  coisas, passando pelo gosto pelos livros " que nos contam histórias sempre calados". Ainda ouvimos uma canção que fala dos livros, das coisas que mais agradam e mais entristecem os livros e , sempre a olhar para o relógio, e com uma vontade imensa de fazer uma magia para que os ponteiros andassem mais devarinho, também ouvimos uma história de animais. Se eu perguntar à Inês, ao Tiago ou ao Martim  e a outros meninos e meninas, que estiveram atentos(as) como se chamam estas  histórias eles saberão dizer que são  fábulas. Então ouvimos a fábula da cegonha e  da tartaruga, falámos de cegonhas  e de tartarugas e ficámos a saber que a tartaruga era muito sabedora e nunca tinha saído do seu espaço, nem feito qualquer viagem ! Ela tinha um segredo que explicava tanto conhecimento. Não vou dizer qual é, tentem adivinhar e enviar à BE-A as vossas sugestões, quem acertar terá uma surpresa.
 Depois foi a vez de apresentar a convidada especial,  a escritora Ana Isabel Bertão autora do livro  A tristeza da  princesa Bruna que leu a história,  escutada com muita atenção pelos meninos e meninas.
Vocês também queriam saber porque é que uma princesa que tem tudo: jóias, palácios,  vestidos bonitos, tiaras  para todas as ocasiões... pode estar triste? Isso também não vou dizer, só se pedirem à  Ana Isabel , e só ela pode dizer se a princesa Bruna recuperou a alegria e  a felicidade...
 Quem quiser saber, já sabe o que tem que fazer.... ela não se importa de ir a qualquer lugar de Norte a Sul do país, porque dedicou o livro a todas crianças.
 No final, a BE-A  distribuiu, por todos, cerejas bem docinhas, tão ao gosto da princesa Bruna, que até costumava pô-las nas orelhas a fazer de brincos... e como ainda ficou um bocadinho da história por contar, como forma de cuidarmos bem do livro e não lhe dobrarmos as folhas, ofereceu a cada menino e menina um marcador de livro, em forma de gelado, mais uma sugestão para saborear as leituras de verão.









Sem comentários:

Enviar um comentário