Histórias para ouvir com atenção

sexta-feira, 4 de julho de 2014

A BE-A foi atualizar a conversa no JI de Maiorca

Olá, Pequenada!


Sempre que possível, a BE-A cumpre sempre as promessas.
Desde vez, ficou prometido aos meninos e meninas do JI de Maiorca que iriamos voltar para atualizarmos as histórias, isto porque ficam sempre histórias para ler, porque o tempo anda sempre muito apressado pelos JI, se calhar é pela brincadeira e não querer estar parado só um bocadinho…
Como o prometido é devido a BE-A foi visitar os seus amigos  e fez 2 em 1 ou 3 em 1: pôs a conversa em dia, leu uma história e despediu-se de todos, já que as férias  estão mesmo  à porta.
Foi uma manhã muito bem passada, em destaque esteve a visita de estudo ao Museu do Mar da Figueira da Foz, as vivências e as aprendizagens realizadas: a pesca do bacalhau, a vida difícil dos pescadores, os barcos e muitos mais. Tudo isto, pretexto para irmos localizar no mapa  os espaços onde os portugueses iam pescar o bacalhau e também para aprendermos a fazer um barquinho de papel.  






 Esta viagem foi ainda  animada com a canção dos peixinhos e a dos barquinhos, que todos cantarolaram.
“Um barquinho ligeiro andava, ligeirinho andava  no mar
A nuvem passou, o mar se agitou, o vento a soprar  e os barcos a virar…”



Depois chegou a vez das leituras, mas o saco das histórias estava cheio e o tempo não estava para demoras… tivemos  que escolher democraticamente.
Para votação tínhamos “ O Cuquedo” e as  “Três fábulas”.  A campanha foi feita com muito cuidado e transparência pois os votantes deviam estar bem informados, para poder votar corretamente. Apresentaram-se os autores, as personagens, o local da história, o assunto e todos tiveram oportunidade de folhear os livros.

Entretanto, procedeu-se às eleição, tudo muito sério, com boletins de  voto, urna de votos  e escrutinadores … e o vencedor  … “As três fábulas” que deu oportunidades para  falarmos de cegonhas , de tartarugas e de bibliotecas que  nos revelam o segredo da sabedoria.
 Como ainda ficaram outras fábulas para ler a BE-A ofereceu a todos um marcador de livros, para assinalarmos as páginas e deste modo protegermos os livros. Uns marcadores especiais, em forma de gelado, para ajudar a saborear as leitura durante o verão.
 




Para a despedida a BE-A trouxe o sol dentro de uma caixinha e ofereceu um pedacinho a todos os meninos e meninas, cujo sorriso brilhou mais que o próprio sol.
 



Boas férias

 Para o ano “O Cuquedo” já está no saco… outra promessa.







Sem comentários:

Enviar um comentário