Histórias para ouvir com atenção

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O JI de Tromelgo visitou a Escola Pintor Mário Augusto de Alhadas

 Olá Pequenada!
 Sabiam que os vossos colegas  foram visitar a Escola Pintor Mário Augusto a convite da BE-A?
Querem saber o que aconteceu ?
 A manhã do dia 30 de novembro foi particularmente animada, na BE-A. A animação foi trazida pelos meninos e meninas do JI do Tromelgo  que, se deslocaram à Escola Pintor Mário Augusto, em transporte cedido pela  junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova,  para visitarem a biblioteca escolar e o laboratório de Ciências Naturais.

 


 
 
 O tempo foi pouco para tantas actividades preparadas para os receber, mas ainda assim, houve tempo para conhecerem alguns espaços da escola e o seu funcionamento. No PBX tiveram oportunidade de fazer uma chamada telefónica e observar as camaras de vigilância e na reprografia viram como se duplicam os vários materiais, no caminho para a biblioteca sentiram-se campeões, por breves momentos, imaginaram-se no pódio e a erguer a taça do vencedor.
 




 
 Na biblioteca entraram no cantinho da leitura, onde há livros de todos os tamanhos, livros gigantes e livros muito, muito pequeninos. Descobriram e identificaram histórias disfarçadas e contaram um bocadinho de cada uma delas. Depois, foi a vez de conhecerem a história da professora Parassalsa, a maior cientista do mundo e algumas das suas famosas invenções: o coçador de orelhas e a caneca que mia.



 
A professora Parassalsa, que também é uma grande colecionadora de canetas, acabou por sair da história, vestiu a sua bata, colocou o chapéu que usa em ocasiões especiais e levou os meninos e meninas ao laboratório de outra cientista famosa, a Professora Paula Pratas, que, com os seus assistentes/aprendizes de cientistas, lhe mostrou o laboratório e os estudos que se podem aqui fazer.



 
O corpo humano esteve em destaque, os órgãos andaram de mão em mãos, mas acabaram no sítio certo e a cumprir a sua função e ainda houve tempo para conhecer o microscópio e dar uma espreitadela e ver, ao microscópio, uma casca de cebola e todos ficaram maravilhados e intrigados com o que viram.



 
O tempo passou muito depressa e a hora de regressar aproximou-se rapidamente apesar da vontade de ficar e continuar a explorar o laboratório e a biblioteca ser muito grande. Mesmo contrariados tiveram que ir, o almoço já estava na mesa a arrefecer, mas ficou uma promessa: nova visita, para mais histórias e mais atividades, desta vez na sala de Educação Visual.
Ficamos à espera e com muito vontade de vos receber, o mais rapidamente possível, pois, continuam presentes  nas nossas recordações.
 
Voltem quando quiserem, estaremos aqui para mais aprendizagens e convívio com os colegas mais velhos.

1 comentário: